O que é uma gíria, e quais são usadas na tecnologia.
para um breve resumo, a gíria é um termo utilizado, fora do nosso vocabulário comum, onde geralmente uma frase ou palavra, determina ou expressa algo fora do nosso vocabulário literal.
Para facilitar o entendimento, as vezes falamos a frase “a cobra vai fumar”, para situações difíceis, e logo a tecnologia não ficaria de fora com suas gírias. Para facilitar criei várias categorias por tipo de significado, e uma lista para pular direto para onde você deseja ir.
Conteúdos:
- documentos digitais
- físico
- Rede
- influencer
- youtuber
- blogger
- influencer
Documentos digitais
O documento digital, nada mais é que um “papel” do sentido escrever, onde há algum tipo de informação, para o computador aí sim ler e mostrar, lembrando que pode ser algo que se move, como um vídeo, um programa entre outros.
Arquivos e Pastas
Um outro exemplo de documento digital, são os arquivos e pastas, onde são parecidos, mas distantes ao mesmo tempo, onde “arquivo” vem da palavra arquivar, é onde se normalmente existe um texto nele, com as informações, mesmo se for uma imagem ou vídeo, será tudo representado eventualmente por escrita, mas o computador transforma em algo visual. já a palavra “pasta” vem da literal pasta, onde há diversos arquivos dentro, ou nada se for algo recentemente criado, normalmente se usa para separar arquivos, para não ficar bagunçado.
Compartilhamento
O compartilhamento é geralmente feito via internet por um site ou por uma rede utiliza-se geralmente um arquivo único, sendo eles:
- arquivo único (.pdf, .jpg, etc.)
- executável (.exe, .bat, .iso, etc.)
- arquivo compacto (.rar, .zip, etc.)
*lembrando que .rar, .zip, ou qualquer outro arquivo compacto, pode conter qualquer outro arquivo dentro!
a maneira mais comum de compartilhamento é o download.
Extensão de arquivo
todo arquivo tem uma extensão, exceto se o programa em questão o criou sem o intuito de ser aberto por um usuário e sim por um programa, que já sabe onde está o arquivo (mesmo não sendo recomendado esta prática).
os tipos de extensão nada mais é que uma forma de indicar para que o arquivo serve, arquivos que terminam com .png, .jpg, .svg, são sempre arquivos com imagem porém são lidas de maneira diferente pelo computador, já arquivos como .iso, são arquivos executáveis muito antigos, usados antigamente para quase tudo, mas hoje é geralmente para instalar o sistema operacional no computador e imagens de CD e DVD.
lembrando que um arquivo executável é um arquivo que contém uma função genérica, pode executar literalmente qualquer sequencia de comandos, para por exemplo, pesquisar na internet, abrir um arquivo com extensão ou sem, tocar uma música, jogar um jogo, editar uma foto, enfim, tudo, e os executáveis no windows é .exe, no mac é .DMG, e o linux varia pois há diversas distribuições, mas geralmente é .bin e .elf
*vou falar em outro post sobre sistemas operacionais (windows, mac e linux).
Download e Upload
Download nada mais é que o ato de transferir arquivos entre dois computadores, geralmente de um site, o upload já é quando o contrário ocorre, você envia os dados para outro computador
drive / cloud / nuvem / banco de dados
Quando se fala de qualquer um desses termos de drive, cloud, nuvem e banco de dados, pode-se estar a se referir de um computador dedicado a guardar seus dados em outro local do mundo, conhecido por muitos pelo google drive.
Porém se o termo for apenas “drive” pode-se referir a pendrives, HDD, SDD e outros meios físicos de guardar dados. e banco de dados, geralmente é usado para referir uma base da informações, tipo Excel, com várias entradas de certas informações.
Programa/software
Programas e software são basicamente a mesma coisa no termo de T.I, pois ambos significam um script (.exe) responsável em adicionar funções extras a o computador. tais funções podem ser por exemplo, editar uma imagem, editar um vídeo, escrever um texto, criar um PDF, navegar a internet e por ai vai.
Hardware
O hardware é exatamente o que está na sua frente agora, um celular, computador, ou até qualquer outro aparelho eletrônico em questão, hardware não é só limitado a computadores, pois hardware existe sim no seu carro, em maquinário de automação, em carregadores, só que são bem mais simples as vezes, claro o hardware de um carro é bem complicado, pois há sistemas de alarme, detecção de impacto e etc. da mesma maneira que seu celular ou computador tem alguns componentes também!
CPU, GPU e gabinete
Estes não passam de componentes do computador, CPU por exemplo é responsável pelo processamento de tudo no computador, exceto a inicialização feito pela placa-mãe e a GPU que é responsável pelo vídeo do computador. Já o gabinete é a parte externa do computador. E a placa mãe além da inicialização do computador, é responsável por manter todos os componentes unidos, e fazer a comunicação entre eles, por isto este nome.
Temos também o RGB, as luzes do computador, geralmente instalado para computadores focados no estético
world wide web
world wide web mais conhecido como www nos sites, do inglês significa “rede de alcance mundial” ou seja a internet, os sites.
site, website e blog
Sites e websites nada mais são que páginas na internet, com objetivo de vendas de produtos, pesquisa educacional ou qualquer outro fim. Já blogs são sites que são atualizados quase todo ou todo dia, com novas páginas falando de um assunto específico.
Influencer
Do inglês, influenciar, nada mais é que uma pessoa com alguma rede social, site ou afim onde se comunica com um público pela internet, para fins lucrativos ou não, com pelo menos certo nível de impacto social, enfim um famoso.
junto a isto temos os termos youtuber e blogger, onde youtuber é um influencer do youtube (site de vídeos), e um blogger de um blog.
Deixe um comentário