As criptomoedas são formas de dinheiro digital que usam criptografia para garantir a segurança e a transparência das transações. Elas podem ajudar nos setores artísticos e monetários da sociedade de várias maneiras, como:
- Permitir que os artistas recebam diretamente dos seus fãs, sem intermediários ou taxas altas.
- Facilitar o acesso a obras de arte e conteúdos digitais de diferentes partes do mundo, sem restrições geográficas ou cambiais.
- Incentivar a inovação e a criatividade, ao oferecer novas formas de financiamento coletivo, tokenização e propriedade intelectual.
- Promover a inclusão financeira, ao permitir que pessoas sem conta bancária ou com dificuldades de crédito possam participar da economia digital.
- Alternativa de investimento para longo e curto prazo.
As criptomoedas são seguras e legalizadas?
As criptomoedas são seguras porque usam tecnologias avançadas de criptografia e redes descentralizadas, que dificultam fraudes e ataques. Além disso, os usuários têm controle total sobre suas chaves privadas, que são necessárias para acessar seus fundos.
As criptomoedas são legalizadas em muitos países, mas ainda há divergências e incertezas sobre sua regulação e tributação. Por isso, é importante se informar sobre as leis e normas vigentes no seu país antes de usar ou investir em criptomoedas.
Criptomoedas e suas diferenças
Criptomoedas inovaram no setor artístico, hoje temos diversas criptomoedas, isto não é novidade, temos o BTC, USDT, BUSD, RVN e cada um com seu objetivo, alguns exemplos de utilidades das citadas são:
- BTC, RVN
- moeda de troca
- NFT
- minerar
- daytrade
- USDT, BUSD
- moeda de troca
- segue o valor do dólar.
Como podemos notar, temos divergências nas moedas, pois temos NFT para BTC e RVN mas não são tão usadas para BUSD e USDT, talvez exista no futuro ou hoje um ou outro site, porém não encontramos hoje, (11/07/2023), mas claro, isto não afeta a moeda.
Suas diferenças e valores
Qual a razão destas divergências? Bem, BTC foi criado com este intuito, de valorizar, vender produtos na internet cujo hoje maioria é NFT, minerar para ganhar dinheiro e daytrade caso a pessoa prefira. Já o projeto RVN tem algo parecido, mas claro, ao invés de valer quase 150 mil, vale hoje 9 centavos, pois não aparenta ser o objetivo deles valorizar, e sim utilizar para produto de troca, até porque há 21 bilhões de RVN que serão distribuídas, já BTC só tem 21 milhões, claro hoje estes valores são bem menores, mas estão lentamente sendo soltos pela função de mineração da moeda. Lembrando que RVN foca na mineração, resultando mais em algo para ganhar e vender, do que guardar, mesmo tendo acontecido a ultra valorização em 2022, resultando no valor de R$ 1,00, ou 12X de um dia para o outro, quando ETH mudou de token “para minerar” (PoW) para token de “juros” (PoS)
Criptomoedas e a arte
Como já citado, temos as NFTs no mundo das criptomoedas, onde claro seu objetivo é artístico. Com as NFTs pode-se vender imagens, vídeos ou áudios de maneira fácil e com segurança, pois será impossível alguém que não tem a NFT na conta (carteira) de criptomoeda conseguir iludir alguém dizendo que a tem, pois se for o caso de comprovar não é ter em mãos como quadros da Monalisa pois há a necessidade de ter acesso a conta com a NFT original.
Por onde começar
*Lembrando que logo vou explicar mais a fundo cada termo utilizado neste post sem a necessidade de assinar, caso não queira perder nada de novo, coloque seu e-mail abaixo:
Deixe um comentário