O que é inteligência artificial

O que é a inteligência artificial de hoje? hoje a inteligência artificial facilita diversas funções no dia a dia, mas afinal, quais?

Como a inteligência artificial surgiu?

A ideia de inteligência artificial veio desde a antiguidade, há livros de ficção antigos que já situavam tais máquinas (1818, Mary Shelley – Wikipedia), claro de maneira diferente do que imaginamos hoje pois o livro “Frankenstein” não é um bom exemplo, mas usando tecnologia, um livro mais próximo, que fez a palavra “robô” ser definida, foi o livro R.U.R. – Wikipedia, mas, a verdadeira fonte de tal definição de inteligência artificial foi por filósofos e com a teoria da computação, criada por matemáticos, mas principalmente por Alan Turing – Wikipedia

Para que serve

A inteligência artificial (I.A) facilita muito em estudos científicos, hoje em dia é utilizado para chats mais interativos, um exemplo é o próprio ChatGPT, ou as vezes simulações e até robótica. Lembrando que a I.A de hoje esta em fase de aprendizado, nós realmente não sabemos até onde podemos ir, mas claro, isto se aplica a quase tudo, mas I.A é realmente novo.

A inteligência artificial, não passa de uma série de comandos e possibilidades pensadas e organizadas em uma rede neural, um exemplo de rede neural seria na primeira camada, temos as opções 1,2,3,4, onde se tem uma segunda camada, 1,2,3 onde por exemplo, se 1 for verdadeiro, logo ele vai para a opção 2 ou 3 da segunda camada, lembrando que se 1 for “verdadeiro”, seria algo como, “se tal evento equivale a…”, logo após isto, ele compara o que aconteceu e escolhe a melhor alternativa das duas, indo camada por camada até a saída de dados, resultando em uma frase, calculo, movimento, etc. Como no exemplo

Fonte: “Colored neural network – Artificial neural network – Wikipedia

Sendo a parte vermelha a entrada de dados o azul a segunda camada, e o verde é a saída de dados.

Claro com todo este avanço, começamos a criar novas duvidas, tais como, A I.A pode substituir um trabalhador? mas eu não levaria muito a sério um fim do mundo criado por tecnologia, mas a final quem sabe?


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *