Prós e contras de utilizar WordPress

Afinal, qual a razão de todos estarem a usar WordPress? Seria utilidade ou mera facilidade? E até onde isto é seguro? Vamos hoje descobrir tudo isto!

Facilidades:

1 – Rápido de escrever

Já pensou ter que escrever em HTML, cada post seu? Pois. Eu faço, mas o que o WordPress facilita neste quesito é exatamente isto, ele facilita a escrita de artigos. Mas como? Todos nós já usamos alguma ferramenta para escrever no computador, eu, por exemplo, já usei word e LibreOffice, junto do notepad, e o WordPress é exatamente igual ao Word da microsoft, se vê o que vai aparecer para quem acessar, enquanto edita o artigo, e não um monte de código numa IDE, isto sim é facilidade! Além de ser muuito mais rápido de escrever um artigo assim.

2 – Intuitivo para leigos

O que é melhor que não ter de saber nada para começar? Exato, não há. Pois, é isto a sua experiência no wordpress, uma instalação fácil, porque maioria das hospedagens dão tudo pronto, instalado, só faltando colocar as imagens e seus posts no template (modelo) que escolheu.

3 – Não precisa programar

Esta é uma das maiores vantagens, pois assim você não precisa re-inventar a roda, por exemplo, os templates, pagos ou grátis, são modelos de sites, basicamente mantém o seu site com a aparência desejada, como um modelo pré-montado do word. E como já dito, para postar algo se usa a própria “interface” do site, podendo ver os resultados na hora, sem instalar nada no seu computador, exceto um navegador web.

Dificuldades

Afinal, ta tudo bem e tudo bom, né? Pois, agora chega o momento dos “porém…” o que poderia ser de tão mau afinal, para algo tão perfeito?

1 – Vulnerabilidades

“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” não é? Então, o principal problema com o WordPress é sua vulnerabilidade a ataques, principalmente se foi mal instalado, pois quem instalar em alguma V.P.S ou Virtual Private Server (servidor virtual privado), terá problemas com toda a certeza, principalmente se quiser facilidade, para instalar o WordPress, deve-se ter conhecimento de computação. pois tem as portas TCP para abrir e fechar, links de login para esconder e muito mais.

2 – Lentidão

Simples e direto. Quanto mais instalar em um pc, mais lento fica, o mesmo para um servidor que paga o seu poder computacional. só para rodar o WordPress, num site sem “nada”, seria possível instalar tudo que precisa para o site, e ainda por cima aguentar o dobro se não 10X mais tráfego que com WordPress, resultando em economias de dinheiro.

3 – Difícil de criar designs únicos

Um problema, que fez eu escolher sites a mão, é que posso fazer qualquer coisa no design. Se eu quiser uma bolinha pulando quando clicar num botão, eu crio, e não preciso instalar um plugin para isto, arriscando a segurança do meu site, pois plugins são pesados e alguns causam vulnerabilidades, já no WordPress para programar um template não precisa só saber HTML, CSS e javascript, precisa-se aprender PHP e a sintaxe do WordPress, que só será usado para o próprio WordPress.

E aí, se decidiu?

O mar não é de rosas, isto todos sabemos, mas com profissionalismo e um ou outro template e plugin pago (caso prefira não fazer), tudo se resolve, mas a final, prefere programar seu site, ou usar o famoso WordPress? Depende, claro, mas para blogs e e-commerce é recomendado WordPress, mas o que resta para programar? sites como youtube, google e outros não usam WordPress, não que seja ruim, mas pesa muito e eles têm recursos para desenvolver sozinhos os sites, então de fechamento, se não souber como programar, use WordPress, ou aprenda como.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *